sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Para onde vai o lixo eletrônico do planeta?

CINTIA BAIO | Do UOL Tecnologia

Tente adivinhar: quantos quilos de matéria-prima são usados para a fabricação de um computador? Antes de dar o seu palpite, leve em conta essa dica: "pense grande". Os números são astronômicos.

De acordo com um estudo divulgado pela Universidade das Nações Unidas, para a montagem de um desktop de 17 polegadas são usados cerca de 1.800 quilos de componentes. Somente de combustíveis fósseis são gastos 240 quilos, 22 quilos de produtos químicos e 1.500 quilos de água.

Mas não é só na composição e fabricação das máquinas que os números assustam.

Com o barateamento do PC e o crescimento das vendas desses equipamentos, a quantidade de lixo eletrônico no mundo (conhecido como e-waste) já chegou a casa de 50 milhões de toneladas, representando 5% de todo o lixo produzido pela humanidade.

Para se ter uma idéia, se colocássemos todo esse lixo em vagões de um trem, a locomotiva do lixo seria capaz de dar a volta ao mundo.

E, para agravar ainda mais o problema, esses vagões seriam tóxicos. Entre as substâncias usadas para a fabricação de equipamentos eletrônicos figuram o mercúrio, arsênio e chumbo que, quando em contato com seres humanos, podem causar diversos danos à saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário