terça-feira, 5 de outubro de 2010

História do esporte clube Bahia

O Esporte Clube Bahia, ou simplesmente Bahia, é um clube de futebol da cidade de Salvador, estado da Bahia. Foi fundado em 1º de janeiro de 1931 e atualmente está competindo na Série B do Brasileirão e Copa do Nordeste de 2010 e da Copa do Brasil. Seu rival é o Vitória, com quem protagoniza o clássico conhecido como Ba-Vi.
Famoso pela grande fidelidade dos seus torcedores, que costumavam lotar o Estádio da Fonte Nova (desativado), local onde mandava suas partidas, mesmo quando estava em divisões inferiores, o clube tem uma das maiores torcidas do Brasil.[2][3] Com o novo Estádio de Pituaçu, desde o começo de 2009, o Bahia mantém uma média de 14.000 torcedores por jogo [carece de fontes?].
Suas maiores conquistas são a Taça Brasil de 1959, tornando-se o primeiro campeão nacional e o primeiro clube brasileiro a participar da Taça Libertadores da América, ao derrotar o Santos FC, e o Campeonato Brasileiro de Futebol de 1988, agora já organizado pela Confederação Brasileira de Futebol. E foi com este último campeonato, vencendo o Internacional de Porto Alegre, que garantiu sua vaga na Taça Libertadores da América de 1989 e obteve seu melhor resultado, chegando às quartas-de-final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário