quinta-feira, 30 de setembro de 2010

TSE recomenda ao eleitor levar cola na hora da votação Tribunal também sugere pesquisar bem o passado dos candidatos


 A exemplo de anos anteriores, o Tribunal Superior Eleitoral está promovendo uma ampla campanha de conscientização sobre o momento mais importante na vida democrática de um pais: as eleições. Justamente pelas sucessivas denúncias de corrupção envolvem o poder público, nas mais diversas esferas, a Justiça eleitoral quer mostrar ao eleitor que a urna é “uma máquina que pode mudar o seu destino”.
Pesquisar a biografia dos candidatos, lembrando que “passado sujo não traz futuro limpo”, é a recomendação mais veemente dos tribunais eleitorais. Vigorando ou não a Lei da Ficha Limpa para estas eleições, o eleitor pode barrar nas urnas aqueles que não honraram sua trajetória na vida pública nos aspectos éticos e morais.
Além de intensificar as mensagens sobre a importância de votar conscientemente, o TSE alerta sobre como proceder na hora da votação, especialmente nesta eleição, onde serão seis cargos em disputa, cada um com seus respectivos números atribuídos de acordo com a legenda partidária. Em vista disso, o TSE sugere que o eleitor anote todos os números dos candidatos nos quais pretende votar. A cola agiliza a votação e evita erros.
A ordem de votação
Veja qual é a ordem de votação e o procedimento para votar corretamente.
O primeiro a ser votado é o deputado estadual. Para esse cargo são cinco dígitos. Após conferir o nome, a foto e o número do candidato, pressione “confirma” ou “corrige”. A urna irá emitir um sinal sonoro quando o voto for confirmado.
O segundo voto é para deputado federal. Agora, são quatro dígitos. Proceda da mesma maneira para confirmar ou corrigir e espere a emissão do sinal sonoro, que é a confirmação do voto.
O terceiro e o quarto votos são para as duas vagas a senador. São três dígitos. A novidade é que, agora, ao digitar o número, aparecerão também as fotos e os dados dos suplentes. Atenção! Você deve votar em dois candidatos diferentes. A urna irá emitir um sinal sonoro quando o voto for confirmado.
O quinto voto é para o Governo do Estado. Ao digitar o número do seu candidato ou candidata, a tela mostrará também os dados e a foto do candidato a vice na mesma chapa. Lembre-se: agora são somente dois dígitos, que correspondem ao número do partido. A urna irá emitir um sinal sonoro quando o voto for confirmado.
Por último, o voto é para a Presidência da República. Também são dois dígitos e, da mesma forma, ao digitá-los aparecerão a imagem e os dados do candidato a vice. Espere o sinal sonoro de confirmação do voto.
Brancos e nulos
Para votar em branco, pressione as teclas “branco” e depois “confirma”. A urna irá emitir um sinal sonoro quando o voto for confirmado. Quando o eleitor vota em números inexistentes, o voto é considerado nulo. Assim como os votos brancos, o voto nulo não pesa na contagem geral dada a um candidato, onde se considera apenas os votos válidos. São anulados os votos dados a um candidato que teve o registro cassado antes das eleições.
Documento com foto
Nas eleições deste ano, além de levar o título eleitoral, o cidadão deverá apresentar um documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira de identidade funcional, passaporte, carteira de trabalho ou de habilitação com foto).
Segunda via
O TSE decidiu prorrogar para o próximo dia 30 de setembro o prazo para que os eleitores possam tirar a segunda via do título eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário