quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Zoo de Salvador reproduz aves ameaçadas de extinção


Nasceram no Zoológico de Salvador 13 aves da espécie Eudocimus ruber, conhecidas também como Guarás. A reprodução da espécie em cativeiro é resultado do trabalho realizado pela equipe do Zoo no novo aviário, inaugurado há um ano, o que permitiu aos animais um ambiente amplo e favorável ao desenvolvimento.
“Por enquanto, ainda não há registros de nascimentos de Guarás, espécie ameaçada de extinção, em outros zoológicos do Brasil. Ficamos felizes, pois além do reconhecimento, estamos cumprindo com o objetivo de agir em prol da conservação ambiental”, diz o coordenador geral do Zoo, Gerson Norberto.
Gerson informa que é preciso oferecer aos animais todas as condições necessárias, como luz e alimentação adequada, para que eles se reproduzam. “Esse trabalho de ambientação é importante e estamos estendendo para outros setores. Nós, inclusive, já começamos a quarta etapa da reestruturação do Zoo, que corresponde à reforma da Herpetologia (setor de répteis e anfíbios)”, acrescenta. 
A técnica e bióloga Thaiane Oliveira lembra que antes dos nascimentos, o aviário mantinha 28 Guarás adultos. “Ambientamos todo o espaço com troncos, feno e folhagem seca e, a partir disso, eles começaram a fazer os ninhos. Enquanto isso, nossa equipe do setor de aves realizou procedimentos de rotina que apontou o bom estado de saúde dos animais”, explica.
Thaiane informa que a equipe realiza tratamentos preventivos, vermifugação para o controle de ectoparasitas e trabalhos com enriquecimento nutricional. “Diariamente observamos o comportamento e características físicas das aves, como o bico, os olhos e as fezes”, afirma a bióloga. 
Os Guarás são encontrados no litoral brasileiro, medem de 50 a 60 centímetros e possuem bico fino e curvado. As fêmeas põem de 2 a 3 ovos e os filhotes nascem de cor marrom. Quando se tornam adultos, eles mudam o tom das penas para vermelho.

Um comentário:

  1. Reprodu�o de animais em extin�o s� no Zoo de Salvador, meus parabens a equipe do ZOO.

    ResponderExcluir